Caminhada previne o câncer de mama

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Caminhada previne o câncer de mama, diz estudo

Acaba de ser publicado mais um estudo que relaciona a atividade física com a redução do risco de desenvolver um câncer de mama. Pesquisadores da American Cancer Society acompanharam mais de 73 mil mulheres, com idades entre 50 e 74 anos, durante 14 anos.

O estudo mostrou que mulheres na pós-menopausa que fazem caminhadas de, pelo menos uma hora por dia, têm 14% a menos de chance de desenvolver um câncer de mama quando comparadas a mulheres que levam uma vida sedentária. Já aquelas que praticam mais de uma hora de atividade por dia, de maneira mais intensa, apresentaram uma redução de 25%.

Segundo o autor do estudo, Dr. Alpa Patel, a descoberta mais interessante é que não é preciso correr uma maratona para diminuir o risco do surgimento de um câncer de mama. Basta caminhar por cerca de 1 hora, todos os dias da semana, para ter uma redução considerável da probabilidade de ter um tumor nas mamas.

Diversos outros estudos já haviam mostrado os efeitos benéficos dos exercícios na prevenção do câncer de mama, mas deixaram algumas questões não respondidas como, por exemplo: será que as mulheres acima do peso ou aquelas que fazem terapia de reposição hormonal também são beneficiadas com os exercícios? Sem dúvidas, esse estudo mostrou que sim.

Os pesquisadores compararam os hábitos de exercícios das mulheres que tiveram tumores nas mamas com as que não desenvolveram o câncer. Cerca de 9% não fizeram nenhuma atividade física enquanto que cerca da metade realizou caminhadas. Aquelas que caminharam 7 horas por semana ou mais, apresentaram benefícios quando comparadas com aquelas que andaram 3 horas ou menos por semana.

Portanto, a recomendação é clara: pratique exercícios regularmente. Se o problema é o tempo, você pode acumular, ou seja, faça uma caminhada pela manhã, depois ande na hora do almoço, troque as escadas pelo elevador, e conte o tempo que gasta para fazer isso, tentando chegar a um total de 1 hora por dia ou mais por dia.

Se você é totalmente sedentária, comece com 30 minutos por dia e vá aumentando. Encontre atividades prazerosas como dançar, nadar, pedalar, jogar tênis, caminhar com as amigas, enfim, o importante é se manter ativa, afinal agora você tem mais um ótimo motivo para fazer isso!

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