Irritação na área do bico e da auréola pode ser sintoma de câncer de mama

Cuidado com irritações na área do bico do seio. Vermelhidão e coceira permanentes, na região da auréola, podem ser um sintoma de câncer. A chamada doença de Paget, espécie de tumor mamário muito raro, tem preocupado especialistas justamente por ser, facilmente, confundida com uma alergia dermatológica.

A coceira, que pode ser o primeiro sinal da doença, geralmente não é levada a sério. A mulher costuma recorrer à automedicação, com uso de antialérgicos ou chega a procurar um dermatologista, pouco habituado a pensar em câncer quando o indício é de apenas uma alergia.

No entanto, preste atenção! A coceira pode ser só o começo! Se a alergia evoluir para feridas, eliminação de secreção e até dores fortes, e durar mais de dez dias, procure um mastologista imediatamente. O diagnóstico poderá ser feito por meio de mamografias e biópsias.

A descoberta tardia da doença pode levar a um comprometimento mais sério das mamas, além da possibilidade de ocasionar metástases nos ossos, pulmão, fígado e cérebro. Mulheres acima dos 35 anos de idade devem ficar atentas. Vale lembrar que o tumor na doença de Paget pode ou não ser maligno.

O tratamento varia com a gravidade do caso. Se a doença for diagnosticada logo no começo, o processo de cura envolverá uma remoção do quadrante central da mama e sessões de radioterapia. No entanto, se o caso já evoluiu, será necessária uma mastectomia total, acompanhada do tratamento químio e radioterápico.

4 ideias sobre “Irritação na área do bico e da auréola pode ser sintoma de câncer de mama

  1. Preocupada,minha tem 39 anos de idade e há 08 anos atrás descobriu um caroço na mama esquerda.Fomos ao médico fizemos mamografia,ele tratou com antiflamatório,mas até hoje o caroço não sumiu.De uns anos pra cá ela tem muita coceira no bico e em volta dos seios,e sente dores também.Pode ser um tipo de cancer de mama?

  2. Olá! tenho uma amiga que tem uma irritação no seio direito, na verdade é uma ferida que da a impressão de estar na carne viva na aréola e no bico do peito.Sai secreção amarelada e até cola na roupa.Já faz 3 anos que ela ta com isso. Já passou em dermatologistas do SUS várias vezes que receitarão cremes para alergias e antibióticos, já usou remédios por conta própria e nada resolve.Usou creme para dermatite e nada.Todos os remédios que usou parecia que ia ficar bom ,mais quando o remédio acaba volta tudo de novo. Mais ela só tem 14 anos de idade. É possível que seja câncer ? Por favar aguardo sua resposta! obrigado!

  3. Olá Siarla,
    Apesar da baixíssima probabilidade de se ter uma lesao maligna aos 14 anos, pelo que voce conta, acho que seria muito importante ela passar em consulta com um mastologista para também realizar uma investigação mamaria, a fim de descartar algum outro diagnóstico mais nocivo.

  4. Olá Vanessa,
    Pelo que voce conta, sugiro que sua mãe faça um nova avaliação com o especialista para se ter certeza da natureza desse nódulo e se esses sintomas estão ou não correlacionados à presença desse nódulo.
    Para se ter uma opinião concisa , sua mãe precisa ser avaliada adequadamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>